Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

SISTEMAS MOTION

- Apresento aqui, no geral, os sistemas motion que me têm acompanhado nestes ultimos anos como treinador...à cerca de 7 anos, quando treinei a 1ª equipa de iniciados, toda a minha vivência dizia que devia ensinar o jogo com o "famoso" 5 ABERTO, CONFESSO que nunca gostei deste sistema para ensinar o jogo, foi então que com uma ponta de loucura decidi nao ensinar nenhuma forma de disposição dentro de campo...havia apenas uma premissa inicial..."QUEM TEM BOLA DECIDE"...e o que acontece aos outros? (perg. constante de colegas treinadores e jogadores)...à qual sempre respondi, se estiver a atrapalhar(desvantagem) vai para fora de campo(procurar sempre vantagens)...e com esta ideia prossegui o ensinamento do jogo, com base nas capacidades individuais com e sem bola...obrigando os jogadores a decidirem e a serem responsaveis pelas suas acções dentro de campo...descobrirem o jogo.
Parecendo simples, ñ o é, temos que orientar os nossos jogadores para todas as leituras do jogo reduzido e da superioridade numérica(em ataque ou defesa, exemplo. 2x0, 2x1, 1x1, 3x2, 3x3, 2x3, 1x2 etc etc.
Chegara uma fase da aprendizagem em que teremos que "arrumar" um bocadinho a "casa", e é nesta altura que "entram" os sistemas MOTION...estes sistemas permitem ABRIR o jogo, dar mais espectaculo e os jogadores divertirem se mais, tendo como base todos os principios que referi anteriormente.
Porque defendo estes sistemas? Sem duvida que são o futuro do nosso basket, os sistemas FECHADOS, em que os jogadores parecem saidos da PLAYSTATION, comandados por movimentos rigidos que pretendem disfarçar lacunas...Consigo perceber o PORQUÊ dos meus colegas treinadores usarem o jogo FECHADO, pois a mão de obra não é de grande qualidade e por isso joga se com o que há...mas todos nós vamos a tempo de mudar, temos que obrigar os jogadores a decidirem e serem responsaveis pelas suas decisões(não só nas fases de aprendizagem) e NÓS treinadores ajudarmos a indicar qual o melhor caminho para as decisões.
Pensem, reflitam, estudem, procurem respostas...pois só assim conseguiremos tirar o nosso basket do "buraco negro"

"TENS QUE DEIXAR DE ENSINAR NO DIA EM QUE DEIXARES DE APRENDER"

FERNANDO BRAS

4 comentários:

Famse disse...

No meu caso, só se for o sistema "Slow Motion"....lololol
Boa sorte!

Anónimo disse...

Rídiculo, um motion pode ser tão ou mais fechado que um qualquer "set play", num "set play" tb há decisão dos jogadores, num "set play" tb pode haver liberdade individual, num jogo de "set plays", pode haver tanto ensino como num Motion.

Anónimo disse...

Anónimo, poder pode... mas depois temos miudos que sabem a jogadazita do clube de cor, e depois não conseguem fazer passe e corte :D

TB

Anónimo disse...

Fernando, também estou nessa onda. Tenho lido alguns artigos e sou fã desse tipo de ataques.