- Apresento aqui, no geral, os sistemas motion que me têm acompanhado nestes ultimos anos como treinador...à cerca de 7 anos, quando treinei a 1ª equipa de iniciados, toda a minha vivência dizia que devia ensinar o jogo com o "famoso" 5 ABERTO, CONFESSO que nunca gostei deste sistema para ensinar o jogo, foi então que com uma ponta de loucura decidi nao ensinar nenhuma forma de disposição dentro de campo...havia apenas uma premissa inicial..."QUEM TEM BOLA DECIDE"...e o que acontece aos outros? (perg. constante de colegas treinadores e jogadores)...à qual sempre respondi, se estiver a atrapalhar(desvantagem) vai para fora de campo(procurar sempre vantagens)...e com esta ideia prossegui o ensinamento do jogo, com base nas capacidades individuais com e sem bola...obrigando os jogadores a decidirem e a serem responsaveis pelas suas acções dentro de campo...descobrirem o jogo.
Parecendo simples, ñ o é, temos que orientar os nossos jogadores para todas as leituras do jogo reduzido e da superioridade numérica(em ataque ou defesa, exemplo. 2x0, 2x1, 1x1, 3x2, 3x3, 2x3, 1x2 etc etc.
Chegara uma fase da aprendizagem em que teremos que "arrumar" um bocadinho a "casa", e é nesta altura que "entram" os sistemas MOTION...estes sistemas permitem ABRIR o jogo, dar mais espectaculo e os jogadores divertirem se mais, tendo como base todos os principios que referi anteriormente.
Porque defendo estes sistemas? Sem duvida que são o futuro do nosso basket, os sistemas FECHADOS, em que os jogadores parecem saidos da PLAYSTATION, comandados por movimentos rigidos que pretendem disfarçar lacunas...Consigo perceber o PORQUÊ dos meus colegas treinadores usarem o jogo FECHADO, pois a mão de obra não é de grande qualidade e por isso joga se com o que há...mas todos nós vamos a tempo de mudar, temos que obrigar os jogadores a decidirem e serem responsaveis pelas suas decisões(não só nas fases de aprendizagem) e NÓS treinadores ajudarmos a indicar qual o melhor caminho para as decisões.
Pensem, reflitam, estudem, procurem respostas...pois só assim conseguiremos tirar o nosso basket do "buraco negro"
"TENS QUE DEIXAR DE ENSINAR NO DIA EM QUE DEIXARES DE APRENDER"
FERNANDO BRAS