Número total de visualizações de páginas

domingo, 28 de março de 2010

REFLEXÕES PARA ADOLESCENTES

Eu sou como eu quero ser? Ou como os outros querem?
Quem tem que gostar de mim, eu ou os outros?
Para que os outros gostem de mim, primeiro EU tenho que gostar muito de mim.
Um corpo e uma mente saudavel não pode depender do que está na moda, pois as modas mudam com facilidade e condicionam aspectos superficiais da vida. O corpo e a mente são aspectos profundos e para toda a vida. Precisam de ser cuidados e mimados com inteligencia, sabendo em cada momento que é o que convem e não o que está na moda.

Temos que saber que os fabricantes e vendedores de produtos e de moda (corpos magros, roupas apertadas, saltos altos, bebidas alcoolicas, tabaco, medicamentos para tratar problemas que não existem…) criam a maneira de nos convencer de que precisamos mesmo de consumir-los para ter sucesso na vida.
Na realidade não há nada proibido, mas nós devemos valorizar os riscos e os prazeres de tomar umas decisões ou outras no que respeita a alimentação, roupa, ritmo de vida, hábitos,…
Sinto-me cansada? Faltam-me as forças? Doi-me a cabeça? Estou mal disposta? Estou irritavel? Doi-me a barriga? Sinto-me com sono no meio da manhã? Estou todos os dias chatiado com alguem?
A minha cara está pálida?So penso em comer doces ou chocolates ou salgados?...

Na maioria dos casos estas sensações são devidas a uma alimentação inadequada, a falta de descanso, falta de contacto com a natureza (apanhar ar na rua), passar muitas horas sem comer, estar muitas horas frente a televisão ou ao facto de saber que não cumprimos com as nossas obrigações,… ou, simplesmente, um pouco de todo.

Quero com isto dizer que não posso ter caprichos ou “premios”, tais como, (rebuçados, fast food, sapatos de salto alto, um café…), e sempre optar pelo 100% correto?
Não. Tambem é saudavel dar ao nosso corpo e a nossa mente um capricho de vez em quando, e tornar esse momento especial. É por isso é que é um prémio (ou capricho), porque só acontece de vez em quando. O nosso grau de inteligencia e responsabilidade saberá procurar o melhor momento para pedir o arranjar o prémio. Mas não poderá ser todos o muitos dias porque já não será especial.




"As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente."

1 comentário:

Famse disse...

Reflexões para adolescentes e não só....!